

​
Nascido em 25 de junho de 1939, graduou-se em Odontologia pela Universidade de São Paulo em 1963 e permaneceu na instituição, onde construiu sólida carreira acadêmica: Doutorado em 1971, Livre Docência em 1978 e Professor Titular em 1989.
​
Em 2006, recebeu voto de louvor pela significante contribuição do seu trabalho na Universidade de São Paulo, a qual resultou em depoimento no livro USP 70 anos. Em 2008, foi homenageado pela Reitoria da Universidade de São Paulo durante a celebração dos vinte anos da criação das pró-reitorias, à sua relevante atuação como Pró-Reitor de Cultura e Extensão.
​
Em 2011, a Congregação da Faculdade de Odontologia concedeu-lhe o título de Professor Emérito, conferido ao docente aposentado que atingiu um alto grau de projeção no exercício de sua atividade acadêmica.
​
Participou ativamente da construção da Odontologia Legal no Brasil, atuando principalmente nos aspectos legais e exercício profissional, tendo 38 artigos completos publicados em periódicos, 6 livros publicados, 18 capítulos de livros publicados, além de expressiva participação em bancas acadêmicas.
​
Em 2012, o IPTV fez um programa dedicado à sua trajetória acadêmica (vídeo ao lado).
​
Fonte: http://www.fo.usp.br/?p=43767
​
Durante a abertura da V Jornada de Odontologia Forense da FOUSP, realizada em 26 de outubro de 2017, o Professor Moacyr da Silva foi homenageado pelo Professor Rodolfo Melani, tendo o seu nome vinculado permanentemente a este tradicional evento da Odontologia Legal Brasileira, a partir desta Edição.
​
O Professor Moacyr da Silva faleceu em 12 de setembro de 2018.

Professor Moacyr da Silva
​
​
